Xiaomi Redmi Note 4X e Redmi Note 4 – Diferenças e Especificações Completas
13 de fevereiro de 2017
William Lima (9 publicações)
12 comentários
Compartilhar

Xiaomi Redmi Note 4X e Redmi Note 4 – Diferenças e Especificações Completas

Com o lançamento do Redmi Note 4X na China uma dúvida pode surgir, quais são as diferenças para o Redmi Note 4 lançado meses atrás? Trago aqui as especificações completas dos dois smartphones da Xiaomi!
Obs.: O Redmi Note 4 Global possui as mesmas especificações do Redmi Note 4X, com a diferença de sua caixa ter o manual em inglês e o carregador ter o padrão EU/BR.

Processador

O Redmi Note 4 conta com o Helio X20 Lite da Mediatek e o Redmi Note 4X conta com o Snapdragon 625 da Qualcomm. O Helio X20 Lite conta com três clusters, o primeiro destinado a operações mais leves tem quatro núcleos Cortex A53 rodando a 1.4Ghz. O segundo é destinado a operações medianas e tem quatro núcleos Cortex A53 rodando a 1.84 Ghz. O último cluster é o mais poderoso e conta com dois núcleos Cortex A72 rodando a 2.1Ghz. Basicamente o processador seleciona quais clusters ficam ativos diante de diversos cenários de uso. Já o Snapdragon 625 possui uma implementação diferente, é apenas um cluster com oito núcleos Cortex A53 rodando a 2Ghz. Núcleos A72 são mais poderosos que núcleos A53, porém consomem mais energia. Isso garante ao Helio X20 Lite uma maior performance bruta, mas também faz com que ele consuma mais energia que o Snapdragon 625. Outro fator que contribui para o menor consumo do Snapdragon 625 é a litografia, ele é feito com transistores de 14nm contra 20nm do Helio X20 Lite. Isso explica o fato do Redmi Note 4X ter uma autonomia maior e esquentar menos que o Redmi Note 4 mesmo usando a mesma tela, bateria e sistema.
Apesar do clock maior, o processador gráfico do Helio X20 Lite, Mali T880MP4 tem uma performance próxima a Adreno 506 do Snapdragon 625.

Armazenamento e memória RAM

O Redmi Note 4 foi lançado inicialmente com duas versões, uma com 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento e outra com 3GB e 64GB de armazenamento. Uma nova versão foi lançada com 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento. Após esse lançamento a Xiaomi tirou de linha a versão com 2GB de RAM. O Redmi Note 4X foi lançado em duas versões, uma com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento e outra com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. Existe a possibilidade da Xiaomi lançar uma versão de 2GB de RAM e 32GB de armazenamento no futuro.

Um ponto a favor do Redmi Note 4 é que seus chips de memória funcionam em dual channel enquanto que no Redmi Note 4X os chips funcionam em single channel. Isso significa que o Redmi Note 4 tem um canal a mais para o tráfego de dados no barramento entre a memória e o processador.

Câmeras

Apesar de possuírem o mesmo sensor na câmera frontal e dependendo do lote o mesmo sensor na câmera traseira (alguns lotes do Redmi Note 4 usam o sensor S5K3P3SX e alguns lotes do Redmi Note 4X usam o sensor Sony IMX 258) na prática existem diferenças tanto na captura de imagens quanto na captura de áudio/vídeo. Isso se deve ao fato da Qualcomm e Mediatek usarem formas diferentes para o gerenciamento da câmera.

Abaixo um comparativo feito pelo canal 24×7 Techie:

Bateria

Ambos possuem bateria de 4100mAh mas não são a mesma bateria. O Redmi Note 4 usa o modelo BN41 e o Redmi Note 4X usa o modelo BN43. O Helio X20 suporta a tecnologia de carregamento rápido Pump Express da Mediatek e o Snapdragon 625 suporta a tecnologia Quick Charge, porém tanto o Redmi Note 4 quanto o Redmi Note 4X não possuem suas respectivas tecnologias ativadas. O carregador compartilhado por eles é o MDY-08-EF que possui um output de [email protected]

Dimensões e Acabamento

O Redmi Note 4X é 10g mais leve que o Redmi Note 4. Em compensação, possui 0,1 mm a mais de espessura. Outra diferença importante é no posicionamento do sensor IR, do Redmi Note 4 Mediatek fica afastado do microfone e do Redmi Note 4X fica próximo a ele. Além disso, no Redmi Note 4 Mediatek a parte inferior conta com dois parafusos de fixação(pois é todo de metal) e doze furos pequenos. O Redmi Note 4X possui dez furos pequenos e não tem parafusos, pois a fixação no frame é feita pelas travas de plástico.
A explicação para o peso menor do Redmi Note 4X se deve ao fato de que ele não tem a tampa traseira unicamente de metal como ocorre no Redmi Note 4. A parte predominante da tampa é de metal mas as partes superiores são de plástico.

Dimensões: Redmi Note 4 e Redmi Note 4X

Cores

Essas são as cores disponíveis para o Redmi Note 4X:

Na sequência: Matte Black, Platinum Silver Grey, Champagne Gold, Cherry Powder e Hatsune Miku

Essas são as cores disponíveis para o Redmi Note 4:

Na sequência: Black, Blue, Grey, Silver e Gold.

Modem

O Redmi Note 4X tem uma taxa de upload máxima 100Mbps maior do que o Redmi Note 4. Essa taxa de upload influencia no envio de arquivos usando a internet via dados 4G. Via Wireless a velocidade de ambos é semelhante.

MIUI

Ambos possuem a MIUI Global oficial, ou seja, com português do Brasil e Play Store.  A MIUI 8 Estável deles é baseada no Android 6, porém na versão Beta a MIUI do Redmi Note 4X já é baseada no Android 7, enquanto que a MIUI Beta do Redmi Note 4 é baseada no Android 6.
A seguir os links para download da versão estável da rom:
Redmi Note 4X – V8.1.10.0: MCFMIDI – https://goo.gl/Q0n2XJ
Redmi Note 4 – V8.1.2.0: MBFMIDI – https://goo.gl/Zg5Ihn

Preço

O Redmi Note 4 é vendido na China pelo preço de 999 yuan(145.24 dólares) para a versão de 3GB/32GB e 1199 yuan para a versão de 3GB/64GB (174.32 dólares). O Redmi Note 4X até o momento só teve o preço divulgado da versão de 3GB/32GB : 999 yuan. A loja oficial da Xiaomi na China não envia para fora do país. Se você quer importar esteja ciente que os preços das lojas são maiores pois acrescentam lucro e custos do transporte. Seguem os links:
Redmi Note 4 – 3GB/32GB
Banggood – (Use o cupom kimovilblack)
Redmi Note 4 – 3GB/64GB
Gearbest / Banggood
Redmi Note 4X – 3GB/32GB 
Banggood
Redmi Note 4X – 4GB/64GB
Gearbest  / Banggood

Tanto a Gearbest quanto a Banggood oferecem a opção de pagamento no Boleto ou parcelado no cartão de crédito, nacional ou internacional (IOF de 0,38%). Para a Banggood selecione a opção “Credit Card”, para a Gearbest selecione a opção “Pay by Installments”.

Abaixo a tabela com as especificações completas:

Fontes: http://www.mi.com/redminote4x/specs/ e http://www.mi.com/redminote4/specs/

William Lima

William Lima

Estudante de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Espírito Santo.

Comentários

  1. Rony Lisboa
    Rony Lisboa fevereiro 14, 12:18
    William eu posso comprar ele na Geekbuying sem problemas, encontrei ele disponivél por um preço camarada e com um cupom de descontos.
    • William Lima
      William Lima fevereiro 15, 09:08
      Rony a Geekbuying é uma loja confiável sim. Mas lembre-se que o IOF lá é de 6,38%!
      • Rony Lisboa
        Rony Lisboa fevereiro 28, 22:40
        Valeu William, acabei encontrando no Aliexpress, e já esta a caminho do Brasil, agora é só esperar chegar a alfandega liberar o mais rapido possivel.
  2. Fabio Jose Bortoletto
    Fabio Jose Bortoletto fevereiro 21, 21:56
    William, muito bom o comparativo. Agora fiquei com uma dúvida quanto ao Dual SIM. Existe os Dual Standby ou DSDS (Dual Sim, Dual Standby) mais comum. E Full Active ou DSFA (Dual Sim, Full Active). Tem informação dos XIAOMI quais tecnologias usam e também o RN4? Pelo pouco que li, todos os Xiaomi são Standby correto? Se o chip 1 está em ligação o chip 2 não consegue receber uma ligação.
  3. Gerliano de Souza
    Gerliano de Souza março 07, 11:18
    William tem como ativar as funcionalidades da tecnologia de carregamento rápido do Note? Qual o motivo dessas tecnologias virem desativadas? Parabéns pelo comparativo e forte abraço
  4. Pablo L. Sant'anna
    Pablo L. Sant'anna abril 15, 18:25
    Mais a final, qual a melhor opção entre os dois? Quero comprar mais a dúvida é cruel rsrs, uma ajuda por favor.
    • Derni Borges
      Derni Borges junho 29, 12:43
      O Note 4 já tem versões com o Snapdragon 625, então, as diferenças ficam menores ainda. Mas se for com a versão clássica do Note 4, com o processador da MediaTek, as diferenças maiores são: O Note4 tem um processamento melhor, mas com um consumo de bateria muito maior. Aí a pessoa põe na balança o que quer mais, mais processamento (Note 4) ou menor consumo de bateria (Note 4X). Mas isso se for um com o processador da MediaTek e outro com o da Qualcomm. Mas, como eu disse, já dá pra encontrar o Note 4 com o Snapdragon, aí os dois ficam praticamente iguais. As diferenças são poucas, que faria com que tanto faz escolher um, como o outro.
  5. Lucas
    Lucas maio 08, 20:16
    O Redmi 4X 4GB RAM e 64GB ROM saiu de linha?
  6. Rodrigo Alves
    Rodrigo Alves junho 02, 06:27
    qual seria a melhor escolha ? para usuário básico, uso mais as câmeras e o GPS, tenho um redmi 3S. vlw abração
  7. Cristiano Wesley
    Cristiano Wesley outubro 12, 13:34
    william sobre a pergunta do Gerliano como ativar as funcionalidades da tecnologia de carregamento rápido do Note? Qual o motivo dessas tecnologias virem desativadas? Eu comprei o xiaomi redmi note 4x versão global 64gb Deca-core, e gostaria de saber se ele tem o carregamento Quick Charger, pois meu carregador que veio não tem especificação?
    • William Lima
      William Lima outubro 13, 15:34
      Cristiano a versão com Mediatek é compatível com carregadores Pump Express!
  8. Lucas
    Lucas outubro 18, 10:50
    tem como ativar as funcionalidades da tecnologia de carregamento rápido do Note? Qual o motivo dessas tecnologias virem desativadas?

Escreva um comentário

Seus dados serão preservados! Seu endereço de email não será publicado. Nenhum dado não será compartilhado com terceiros. Os campos obrigatórios estão marcados com *